Direto da Redação

06/08/2009

Saúde: uma questão de todos

Filed under: 1 — diretodaredacao @ 1:59 pm
Tags: , , , , ,

Apesar das constantes denúncias em relação ao caso da saúde pública no Brasil, o Sistema Único de Saúde tem servido de modelo para diversos países. Programas como o Estratégia Saúde da Família são considerados excelentes, porém muitas vezes ficam apenas no papel. Infelizmente, na prática, nem sempre as suas determinações funcionam.
A falta de orientação dos profissionais e o desvio de recursos públicos são alguns fatores que impedem a execução, na prática, de programas como o ESF, porém, a falta de informação e participação da população também é um dos fatores causadores deste caos.
Gaspar possui nove ESFs espalhados em diversos bairros. Possui equipes qualificadas para atender a população, que muitas vezes nem conhece os serviços que estão disponíveis, de forma gratuita, nestas unidades. Cabe à comunidade cobrar do poder público a execução destes serviços, porém, como irão cobrar se nem mesmo se importam em conhecer os seus direitos?
Além de oferecer médicos para tratar as doenças, os ESFs também oferecem cursos, capacitações, e grupos que discutem os problemas e previnem as doenças. A população precisa estar consciente e aproveitar estas oportunidades. Precisa participar destas capacitações e estar bem informada, para poder garantir a qualidade de vida e assim evitar o contágio de doenças como a gripe, por exemplo, que poucos sabem, mas mata 70 catarinenses por mês, e não estamos falando da gripe A. A mudança na saúde pública no país não depende somente da boa vontade dos políticos, mas também da participação, e cobrança, da comunidade.

About these ads

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O tema Rubric. Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: